quarta-feira, fevereiro 28, 2007

[cine] Serie John Cassavetes parte I - Faces

John Cassavetes não queria contar grandes histórias. John Cassavetes não queria fabricar estrelas. John Cassavetes queria colocar a vida na telona, mostrar personagens fictícios em situações reais. Faces (1968) é talvez sua tentativa mais bem sucedida nessa tarefa.

O filme gira em torno da falência de um casamento e de como este casal tenta tocar sua vida pra frente buscando outras pessoas para preencher seu vazio. Em cada cena, fica clara a busca de Cassavetes pela origem do sentimento de seus personagens. Muitos podem ter aquela sensação da seqüência que se estende um pouco demais, mas este “um pouco demais” nunca é desnecessário. A cada vez que a lente se detém em um close, ela revela uma expressão, um momento de tensão, de alguma emoção que não está totalmente explícita.

Faces também conta com outros itens que fizeram dele um grande clássico do cinema indie. As improvisações – obrigatórias em todos os trabalhos de Cassavetes – aqui ganham mais força e dão ao filme um ar de autenticidade que aproximam o espectador àquelas pessoas da tela. É impossível assistir a cena em que Richard (John Marley), Jeannie (Gena Rowlands) e Freddie (Fred Draper) chegam do bar e fazem uma festinha particular, e não se identificar, não lembrar de alguma antológica noite de bebedeira que tenha terminado de forma parecida.

E, finalmente, o que realmente comove no filme é a interpretação do elenco em quase sua totalidade. A voracidade com que se entregam ao roteiro comprovam que não foi em vão a preocupação do diretor em priorizar as atuações em relação a todas as outras etapas do processo de produção do filme.

Algumas pessoas se queixaram de problemas para BAIXAR o filmes com esse torrent DAQUI.

Então resolvemos colocar mais opções:
BAIXE Faces DE LÁ
BAIXE Faces D'ACULÁ
BAIXE Faces DAÍ
ou
BAIXE Faces DE MAIS PRA LÁ

4 comentários:

fábio pannunzio é caloteiro disse...

esse filme ta passando no cine sesc aqui em sp. mas vou baixar o torrent com certeza!!! é o que mais gosto do cassavetes.

fábio pannunzio é caloteiro disse...

ah, esse torrent ta mortinho. ninguém o está postando.

Nina Guimarães disse...

ndrc,
pus outras opções, vamos ver se estes vivem...

Manu disse...

Vi o diario de Noa essa semana, lindo. A fotografia do filme tbm é lindissima.