segunda-feira, julho 14, 2008

[Literatura, séries] - "Noir" - Raymond Chandler - "O sono eterno"



Primeiro romance de Raymond Chandler, “ O sono eterno” é também a primeira aparição do mítico detetive Philip Marlowe - que ainda protagonizaria outras seis novelas do autor norte-americano. Depois de escrever contos policiais com enorme êxito para as revistas pulp, Chandler decidiu enveredar por narrativas mais longas; geralmente ambientada na Califórnia dos anos 30, vários de seus romances foram levados às telas; “O sono eterno” não foi uma excessão e foi adaptado para o cinema com estrelas como Humphrey Bogart e Lauren Bacall.
Em uma Los Angeles mergulhada na depressão, Marlowe – detetive particular que trabalha “por 25 dólares diários mais despesas” – recebe a incombencia de um velho milionário: descobrir o autor das chantagens dirigidas a sua filha. Ao entrar no caso Marlowe se encontra com muito mais: homicídios, extorsão, jogo e pornografia.
Lançado em 1939, é considerado obra obrigatória para os amantes da Literatura Noir.

Trecho escolhido : “Você está morto, está dormindo o grande sono, o sono eterno, e não se perturba com coisas assim. Para você, petróleo e água são a mesma coisa que o vento e o ar. Você simplesmente dorme o sono eterno, não se importa com as circunstâncias desagradáveis da maneira como morreu ou onde seu corpo caiu. Eu agora fazia parte das circunstancias desagradáveis.”

2 comentários:

cassio disse...

vale comentar que o filme eh dirigido pelo Howard Hawks, um diretor um tanto esquecido como muitos outros genios. COnfeso nao ter lido o livro, mas o filme eh num ritmo, como diriamos la em sao paulo, a milhao!!! hehehehe.
eh nois!

Cito Mello disse...

Pode crer Cassio!! Grande Hawks!