quarta-feira, abril 30, 2008

[Cine, Séries] - 25 anos sem Fassbinder - "Rio das Mortes"



Primeiro trabalho de Fassbinder para a TV Alemã, “Rio das Mortes” narra o périplo de dois jovens de Munique em busca de recursos para uma ousada empresa; viajar até a América do Sul em busca de ouro. O tema da película foi baseada em um antiga idéia do diretor alemão Volker Schlondorff, sobre o abismo existente entre a realidade cotidiana e o mundo imaginário dos contos e das utopias. Vale lembrar que o filme foi rodado 1970, ano em que o sonho terminou.
Os protagonistas – Marc e Gunther – trabalham em empregos informais e vivem uma entediada existência nos subúrbios de Munique; ambos possuem um mapa do Peru, onde na localidade de Rio das Mortes se encontra um tesouro escondido: lenda?Verdade? Ninguém sabe e tão pouco importa. O que interessa é acreditar em algo que os liberte de seus cotidianos regidos pela dura e mesquinha realidade.
A diva Hanna Schygulla (Lili Marleen) interpreta a namorada de Marc - um hippie pintor de paredes; ela não se conforma em estar excluída da estrepitosa missão do ser amado por terras distantes. Sua insegurança a leva – entre outras coisas –a dormir com o parceiro de Marc e até a uma tentativa mambembe de assassinato.
Rodado em 3 semanas com direção e roteiro de Fassbinder, “Rio das Mortes” é um elogio a Utopia e as tentativas de busca de outras possibilidades existenciais além da inútil e tirânica realidade.

2 comentários:

Cito Mello disse...

Hoffman in the sky with diamonds...boa-viagem mestre..

Cito Mello disse...

Errei o comentário!era pro post abaixo...sorry...