segunda-feira, abril 28, 2008

[cine/ animação] 2 em 1


1. Aviso: não vi, mas posto assim mesmo porque me parece maior interessante.

Marjane Satrapi acaba de lançar um filme de animção baseado nas suas próprias HQs (ou romances ilustrados para usar um conceito mais exato). Persepolis é um conto autobiográfico sobre Marji, uma menina que vê seu país, sua família e - por que não? - sua vida desmoronarem com a revolução iraniana.

Pelo que vi, não é uma obra de arte da animação, mas despertou minha curiosidade pelo seu contexto político (o filme chegou a ser proibido no Irã, acusado de mostrar o regime do Ayatollah de uma maneira "islamofóbica").


2. O mestre dos sádicos, o diretor sueco Michael Haneke, está a ponto de aterrissar em Hollywood. E para estrear nada mais indicado que um remake de sua obra mais polêmica, "Funny Games", que estréia por ali no mês que vem com Naomi Watts e Tim Roth no elenco principal. Se a coisa é como comentam, uma regravação shot by shot do original, vai balançar o puritanismo estadounidense. Porque, quando saiu, em 97, apesar de ter sido visto só em circuitos bem alternativos, "Funny Games" ficou conhecido como uma mostra incontestável de até onde pode chegar o sadismo do espectador.

Nenhum comentário: