sexta-feira, dezembro 28, 2007

[Música, séries] - Breve História do Jazz - [12] - Hot Five




No começo de 1924 King Oliver desfez sua banda e tratou de se adaptar aos novos tempos que anunciavam; a era do solista e das big-bands chegava. Contratou 3 novos saxofonistas e pensou em arranjos mais sofisticados do que exigia o estilo Nova Orleans; a crítica foi dura e Oliver desfez o grupo.
Louis Armstrong foi a Nova Iorque onde tocou com diversas bandas e capitalizou a admiração de muitos de seus companheiros. Retornou a Chicago em 1925 onde realizou sua primeira gravação como líder de grupo com uma banda que nunca se juntaria para apresentar ao vivo o material que foi gravado. Os críticos americanos estão de acordo em afirmar que essas gravações – “Hot Five”- não tem comparações quanto “a importância Histórica” e a “grandeza visionária” em toda a História do Jazz (há alguma controvérsia pois uma minoria aponta as gravações de Duke Elington dos anos 40 e a sessão de Charlie Parker para “Savoy” e “Dial” na mesma década).
Armstrong enfim fez o registro de uma música mais enfocada no solista do que no grupo: sua corneta estava à frente de todos os instrumentos da banda. A forma com que o músico improvisava revelando um inesgotável senso rítmico e desenvolvimento linhas melódicas muito além do estilo Diexland era revolucionário. O solo de jazz sempre existiu e os músicos de Nova Orleans sabiam fazê-lo porém a questão era “como” fazê-lo para que justificasse ser o elemento central de uma música. Os primeiros músicos de jazz careciam dos recursos técnicos ,rítmicos e da imaginação de Louis Amstrong. Ele fez do solo e do solista, o grande momento de um tema de jazz e o fez simplesmente porque era o melhor. A formação do grupo de Louis não se diferenciava muito das bandas de Nova Orleáns; corneta, clarinete, trombone, banjo e piano; o que mudava era a postura – do solista – em frente ao grupo. No próximo capítulo, mais Armstrong.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.