
“Jean Charles”, o filme, tem direção do brasileiro radicado na Inglaterra Henrique Goldman e retratará a vida do eletricista mineiro e de seus parentes em Londres nos anos de 2005 e 2006. Falado em português e com filmagens no Reino Unido e no Brasil, mostrará também as relações entre o imigrante e sua família em Gonzaga, interior de Minas Gerais. Selton Mello, acima em cena de "O Cheiro do Ralo", também é mineiro.
O longa surgiu inicialmente como um projeto para a rede de TV britânica BBC, para ser exibido em julho passado, quando a morte de Jean Charles completasse um ano. Após investir o equivalente a R$ 1 milhão na pré-produção do filme, a emissora decidiu cancelar o projeto, pelo fato de o processo sobre o assassinato ainda estar em andamento na Justiça londrina e por divergências de enfoque entre Goldman, que queria ressaltar o lado brasileiro da história, e os editores da BBC, mais interessados numa perspectiva dos ingleses.
Após a desistência da BBC, Goldman decidiu retomar o projeto do início e começou a reescrever o roteiro para a ficção, que será co-produzida pela carioca TV Zero. Não é a primeira vez que o cineasta adapta para o cinema uma história real - em 2001, ele dirigiu o longa “Princesa”, baseado na trajetória de um travesti brasileiro na Itália.
Matéria de Leo Cruz e Silvana Arantes para a Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário