segunda-feira, julho 09, 2007

[cine] Jean Charles vai virar filme

O ator Selton Mello interpretará no cinema o brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia inglesa em um metrô de Londres em julho de 2005, após ser confundido com um terrorista. Selton neste momento está no Rio rodando “Feliz Natal”, sua estréia na direção de longas-metragens, e antecipou o cronograma das filmagens para poder viver Jean Charles neste segundo semestre.

“Jean Charles”, o filme, tem direção do brasileiro radicado na Inglaterra Henrique Goldman e retratará a vida do eletricista mineiro e de seus parentes em Londres nos anos de 2005 e 2006. Falado em português e com filmagens no Reino Unido e no Brasil, mostrará também as relações entre o imigrante e sua família em Gonzaga, interior de Minas Gerais. Selton Mello, acima em cena de "O Cheiro do Ralo", também é mineiro.

O longa surgiu inicialmente como um projeto para a rede de TV britânica BBC, para ser exibido em julho passado, quando a morte de Jean Charles completasse um ano. Após investir o equivalente a R$ 1 milhão na pré-produção do filme, a emissora decidiu cancelar o projeto, pelo fato de o processo sobre o assassinato ainda estar em andamento na Justiça londrina e por divergências de enfoque entre Goldman, que queria ressaltar o lado brasileiro da história, e os editores da BBC, mais interessados numa perspectiva dos ingleses.

Após a desistência da BBC, Goldman decidiu retomar o projeto do início e começou a reescrever o roteiro para a ficção, que será co-produzida pela carioca TV Zero. Não é a primeira vez que o cineasta adapta para o cinema uma história real - em 2001, ele dirigiu o longa “Princesa”, baseado na trajetória de um travesti brasileiro na Itália.

Matéria de Leo Cruz e Silvana Arantes para a Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: