terça-feira, maio 29, 2007

[cine] Série John Cassavetes, parte III - Noite de Estréia

Noite de Estréia (Opening Night, 1977) é mais um filme de Cassavetes feito para Gena Rowlands. No papel da atriz Myrtle Gordon, ela repete a atuação brilhante de Um Mulher Sob Influência.

A história começa com a morte por atropelamento de uma fã de Myrtle que tenta aproximar-se dela (cena, aliás, homenageada por Almodóvar em Tudo Sobre Minha Mãe). A partir deste incidente, vemos como a vida pessoal de Myrtle entra em um turbilhão que acaba por comprometer seu trabalho, uma peça a ponto de estrear. Ou será a peça que influi no equilíbrio emocional de Myrtle?

Noite de estréia não é um filme tão potente como Uma Mulher Sobre Influência (desculpem, mas a comparação é inevitável), mas segue a mesma linha instigante que Cassavetes construiu quase à perfeição no segundo. Trata de uma mulher que atormenta a todos à sua volta com sua loucura, mas que também é atormentada pelo seu entorno – neste caso a peça em que atua, cujo tema é a crise existencial pelo envelhecimento.

Em seus surtos, Myrtle questiona a fusão entre seu papel na ficção e seu papel na vida real. A linha que separa a atriz da pessoa se torna extremamente frágil. Mas Cassavetes parece querer levar essa dúvida quase ao limite, já que o que estamos vendo é uma Gena Rowlands – atriz – representando uma atriz. Esta mulher na tela... é Myrtle ou Gena?

Um comentário:

9h disse...

Nininha só mandando ficha!!!

Lembro que Cassavetes é um dos atores secundários do longa.