segunda-feira, novembro 20, 2006

Não só um produto. Uma história por trás.


Comércio Justo, Fair Trade ou Comércio Solidário é o negócio baseado no tripé ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O preço final ao consumidor é, em geral, um pouquinho mais caro. Uma conseqüência evidente de uma cadeia não baseada na exploração dos trabalhadores e do meio ambiente. Mas se se pode pagar um pouco mais e oferecer dignidade a quem fez esse produto chegar até você, por que não fazê-lo?!

A maioria das lojas de comércio justo, também conhecidas como Lojas do Mundo, estão na Europa e América do Norte. Certamente organizado e consumido por gente normal, porque é óbvio que as empresas e os governos destes países são os maiores responsáveis pela exploração por todos os continentes.

Em geral, os países com numerosa população pobre, como o Brasil, são os produtores. Durante a minha pesquisa tive muita dificuldade de encontrar essas lojas no nosso país. Mas existem. Sei que em Pernambuco aconteceu em maio deste ano a Fecomsol (Feira do Comércio Solidário de Parnambuco) Muitas vezes, os produtos estão em lojas e supermercados normais. eles podem ser identificados por um selo "Fair Trade" ou "Comérico Justo".

As ONGs têm um papel importante no processo. Elas oferecem assessoria às comunidades na orientação técnica para garantir a qualidade dos produtos e também na identificação de oportunidades de negócios, além de fornecerem linhas especiais de crédito.

A nossa influência em toda a merda que acontece no mundo hoje é mínima. Exatamente por ser mínima, ninguém se sente responsável o suficiente para modificar seus hábitos para o bem dos demais. Mas a lógica diz, se fazemos a nossa mínima parte por um mundo mais justo, uma onda daí pode crescer. Na pior das hipótesis, um bem estar pessoal é cultivado.

É papel do consumidor estar interessado não só no conteúdo do produto, mas nas condições em que é produzido. Difícil é mudar os hábitos, os vícios. Mas aí está a chave para muitas coisas, inclusive para questões pessoais.

Links:
www.apaeb.com.br
www.visaomundial.org.br
www.fase.org.br
www.abong.org.br (associação brasileira de ONGs)
www.fes.org.br
www.vivario.org.br
www.eticabrasil.com.br
www.biodiversidadebrasil.com.br

Algunas tiendas en españa:
http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=314&idioma=1

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso aí. E ainda tem outro pró. Os produtos alimentícios, exatamente por alimentar essa onda de respeito ao meio ambiente, são todos orgânicos. Quer dizer, além de vc contribuir pra um mercado mais justo, você está contribuindo pra sua saúde, evitando de botar pra dentro um monte de agrotóxicos, hormônios e outros venenos.