domingo, novembro 26, 2006

Algo assim como a "evolução" do stress

Todo mundo, a esta altura, já ouviu falar de anorexia e bulimia, mas é interessante ficar atento para um novo termo, no universo das patologias contemporâneas. Vem do japonês: karoshi. Leio no livro "Devagar", de Carl Honoré (ed. Record), que significa "morte por excesso de trabalho".

Uma das mais famosas vítimas de "karoshi" foi Kamei Shuji, corretor hiperativo que invariavelmente trabalhava 90 horas por semana [ou seja, 16 horas de segunda a sexta e mais 10 horas no sábado] durante o boom do mercado de ações no Japão, no fim da década de 1980. Sua empresa alardeava toda essa energia super-humana nos boletins internos e manuais de treinamento, transformando-o no padrão ouro a ser imitado por todos os empregados. Numa rara iniciativa de rompimento do tradicional protocolo japonês, Shuji foi convidado a treinar colegas mais graduados na arte das vendas, o que significou pressão ainda mais forte em seus ombros já sobrecarregados. Quando explodiu em 1989 a bolha japonesa do mercado de ações, Shuji passou a trabalhar ainda maior número de horas para compensar as perdas. Em 1990, morreu subitamente de um ataque cardíaco. Tinha 26 anos.

Fonte: blog do Marcelo Coelho

Um comentário:

clndstn disse...

karoshi! karai!
Ai Nina, valeu pela info. Bom sinal de alerta pra uma galera ai, e pra modos de vida que nos querem fazer pensar que são os "corretos".
Abs