sábado, setembro 16, 2006

Mulatu Astatke



Para quem curte jazz, essa é uma pedida muito boa....

Mulatu Astatke é um som vindo da Etiópia. Só por esse motivo o cara já tem méritos. Porque se interessar em seguir carreira de músico na África é complicado. Segundo ele mesmo diz, a maioria de pessoas com oportunidades de estudo por lá, optam por ciências ou medicina. Pela própria situaçao do país, música e artes não são prioridades, pois não têm tantos incentivos.

Mulatu of Ethiopia, o músico mais famoso do seu país segundo a revista Waxpoetics, teve a oportunidade de ir a Londres terminar o high school, e a partir de aí começou a desenvolver mais sua cultura musical, escutando a Charlie Parker e Miles Davis, indo a clubs e conhecendo músicos diferentes. Com isso fusionou a musica da Etiópia com o jazz, e nos proporcionou esse som tao agradável de escutar.

Na verdade eu conheci o trabalho do Mulatu no filme "Broken Flowers", onde sua música participa em grande parte da trilha sonora. É um dos grandes motivos que te prendem tanto ao filme. Justamente porque transmite nas cenas do filme, que a música é realmente para relaxar e apreciar. Especial para momentos individuais e de reflexão.

"Ethiopian jazz", é um álbum interessante, foi seu primeiro projeto, gravado em Nova Iorque, com o "The Mulatu Astatke Quartet".

Bom..Fica registrada a dica, quem quiser mais informaçao, olha o link aí www.ethiojazz.com

Saludos....

3 comentários:

9h disse...

Esse é o Mukão!!!

Indo além na persepção sonora.

Um dia quero ouvir uma seçãõ de música selecionada por ti!

Zócrulos disse...

Sonzera!! Melhor que Dreyer, "desce macio e reanima". Valeu MuMuka

Anônimo disse...

Saquem a serie de albums chamados Ethipiques. Tem varias musicas de Mulatu e outros grandes musicos etiopes.

Ps: disco 4 e disco 7 sao de cair a chapa!