quinta-feira, setembro 07, 2006

Banksy: "The Joy of Not Being Sold Anything"

Essa imagem vai tão fundo nos valores que dá coisa ni mim.

Há uns 6 anos, me referindo a um anúncio da revista Foco, eu comentava com o meu truta Fabiano: "Porra, bicho, eu não aguento passar por aqui todo dia e ver a cara dessa socialite de merda na capa dessa revista tão nociva a sociedade. A gente tinha que fazer alguma coisa pra alucinar isso. Um ação, zoar essa porra de alguma maneira. Nós tinhamos que formar um grupo de terrorismo do bem!" Cabacisse número 1: Não conhecia o Banksy. Número 2: Não tivemos a manha de fazer acontecer.

Ao estilo jornalístico, falemos da última do "artista guerrilheiro". Cuja vítima (ou beneficiada, segundo o ponto de vista) foi a herdeira dos Hotéis Hilton, Paris Hilton. Essa, que devia estar de saco cheio da vida de dondoca, decidiu usar sua fortuna para virar pop star. Banksy, que não tem tempo para se entediar atacou. Fez 500 cópias ao seu estilo do CD da patricinha e espalhou por lojas de Bristol, Brighton, Birmingham, Newcastle, Glasgow e London. Manteve o código de barra para que as pessoas pudessem comprar sem se dar conta que estavam comprando um objeto subversivo.

Toda a história e as imagens estão em:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/5310416.stm
http://www.flickr.com/photos/sharl/sets/72157594266743665/

Mas essa ação está longe de ser o melhor de Banksy. Seguem algumas paradas fodas em palavras:
- Stencil no muro da Faixa de GAza, Palestina (infelizmente as 2 melhores imagens para mim desta série não está no site. Vi no livro. Uma é )
- Estátua de bronze da Justiça da cintura pra cima e Puta da cintura para baixo numa praça de uma cidadezinha inglesa.
- Colocar um quadro da monalisa com a cara do Smile no Museu do Louvre.


Saca o site do Doido - conteúdo + ação + estética:
http://www.banksy.co.uk

5 comentários:

clndstn disse...

Banksy é muito foda. Os livros do cara merecem ser carregados no bolso, pra mostrar pra qualquer pessoa que ainda não o conheça.

Muito boa, Mig.

Anônimo disse...

o site "dor menino" esta profissional demais!
a camaradagem agradece!
KIKO

Anônimo disse...

nossa alma.

Anônimo disse...

alma com ação

Anônimo disse...

Espero que o Big Brother não me leve presa e me torture até a morte por isso, mas eu também sou completamente a favor do terrorismo do bem. Teve um maluco que tentou começar essa no Brasil. Sua primeira - e até onde se sabe, única - tentativa foi mandar merda por correio para 5 deputados. O problema é que, por causa do cheiro dos envelomes, a segurança descobriu o "atentado" antes que que as "vítimas" recebessem seus presentinhos.