segunda-feira, agosto 17, 2009

Chega de saudade, vá ao mercado latino...

Boa tarde, rapaziada bronzeada. Hoje estou nostálgico. Eu descobri que num supermercado latino perto da minha casa além de pão de queijo, farinha de mandioca, dendê, guaraná, paçoca e goiabada eles têm carne seca e pequi! É rapaz PEQUI! Tudo bem que é caro, que é uma conserva más é pequi. Muitos vão fazer careta mas nem ligo. Putz, o Brasil ficou mais longe ainda! Agora que o pequi fica ali numa prateleira a três quarteirões da minha casa... Então vou celebrar isso com música brasileira. Mas com um detalhe. Música brasileira mixada por gringos.

Ah rapaz, fazer o que se eles têm a manha de cavucar mais que a gente? Pois é, mais da metade das coisas que tão nesses álbuns eu nunca tinha ouvido. E o que eu já tinha ouvido estava perdido em algum rincão das memórias de infância. Que saudades dos programas infantis politicamente incorretos e psicodélicos dos anos 70.

Eu caí nesses álbuns por acaso. Procurando o Funga Funga eu acho. Porque eu tava gripado e cantava pra Anna aprender português. Ela diz que a gente faz música sobre tudo. Hahah. Bom, os gringos tiveram a manha de fazer boas coletâneas da psicodelia e da melancolia brasileiras. E só tem coisa fina e velha. Vai ser difícil achar isso nas Lojas Americanas. Num é daquelas coleções fuleiras "Grandes Momentos" que junta hits e estraga as capas originais. Como dizia o filósofo nada como o olhar estrangeiro pra escutar melhor. Dá um olhada/escutada/degustada aí.

Andy Votel Presents Brazilika - Onde foi parar esse rock todo?

Gilles Peterson Presents Brazilika
- Pra esse Brasil a TAP não te leva...

Pra quem não tem spotify ainda fica a dica dos discos. Eu não consegui descobrir se Brazilika é uma coleção com vários djs. Pelo jeito sim porque encontrei outro na web mas não no spotify. E aqui vai um videozinho com a versão inteira da música Funga Funga, grande hit dos anos 70, da Vila Sésamo. Apologia melhor do que essa só o Bezerra.


Aprenda a letra do Funga Funga

Um comentário:

9h disse...

muito bom o texto Gustavo, pricipalmente a parte do pequi.

Bicho, e aqui no Brasa não rola Spotify pa poder escutar os Brasilikas

Abraço