sábado, maio 03, 2008

[cultura/ TV] Glauber Rocha na TV Brasil

Quando estive no Brasil, em janeiro, fiquei bastante impressionada com a programação da TV pública criada há não muito tempo. Muita gente nem sabia ainda que esse canal existia, o que é uma pena, porque eles passam um monte de filmes nacionais, têm programas interessantes de entrevista, cinema e outras coisas. Agora, eu vi esta notícia na Folha Online:

A TV Brasil, emissora pública criada por iniciativa do governo federal, começará a exibir a série inédita "Sertão Glauber", assinada por Paloma Rocha, filha do cineasta que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, no próximo dia 13.

Dividida em oito capítulos, com 30 minutos cada, a série será transmitida de terça a sexta-feira, sempre às 0h10. A própria filha do cineasta cedeu o material à TV Brasil.

Os documentários mostram a história do filme "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro". A produção teve seus negativos destruídos em um incêndio há mais de 30 anos e foi restaurada. O filme restaurado estreou no Brasil no último Cine Ceará.

Os documentários mostram o método de criação de Glauber, a reconstrução do cenário político e cultural no qual o filme foi concebido e revela entrevista inédita de Glauber feita pelo cineasta Martin Scorcese, dividida em três blocos de 10 minutos.

Paloma Rocha assina produção e direção e Joel Pizzini também é responsável pela direção da série. "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" foi realizado em 1969 pelo cineasta baiano. No elenco estão Maurício do Valle, Odete Laura, Othon Bastos, Hugo Carvana, entre outros.

Um comentário:

Cito Mello disse...

Pra mim é um dos cinco maiores diretores de cinema do século XX. Maravilhosa inciativa da TV BRASIl. Viva Glauber!