quinta-feira, janeiro 03, 2008

[Cine, série] - 25 anos sem Fassbinder - "A ansiedade de Veronica Voss"



“A ansiedade de Veronika Voss” foi livremente inspirada na vida da atriz alemã Sybille Schmitz , uma estrela do cinema na época do Terceiro Reich que morreu esquecida de overdose de morfina na década de 50. Outra referência inquestionável do filme é “Sunset Boulevard”(O Crepúsculo dos Deuses) de Billy Wilder.
O jornalista Robert Krohn conhece Verônica Voss em uma noite chuvosa onde ela se apaixona pela simplicidade e pelo fato dele não lhe haver reconhecido; ela é uma ex-diva do cinema dos tempos Nazi que há anos não pisava em um platô: como o personagem de Norman Desmond de Billy Wilder, Verônica desfila glamour, personalidade e exuberância. Krohn – como o roteirista interpretado por Willian Holden em “Sunset Boulevard” – é um profissional apagado do jornalismo esportivo, com contas a pagar e uma namorada normal; ao se deparar com Veronika Voss seu mundo prosaico ganha uma nova dimensão.
Ao aprofundar essa relação, Krohn descobre como é regida a vida de uma ex-estrela do cinema; Verônica vive sob efeito de morfina em uma realidade que não é a dela e a dependência química da atriz serve a interesses financeiros de outros. O que começa como uma estória de amor, termina como um enredo de um filme policial.
Na direção, Fassbinder mistura elementos de cine “noir” e de outros gêneros dos anos 30 e 40, como o melodrama e a comédia sentimental e rende um tributo aos filmes da época de Sybille Schmitz.
Destaque para a fotografia de Xaver Schwarberger em preto e branco; segundo Verônica Voss, no cinema só há dois mistérios : a luz e a sombra.
Urso de Ouro no Festival de Berlin de 1982, o filme está no meio da trilogia iniciada com “O casamento de Maria Brown” e encerrada com “Lola”; três obras sobre a reconstrução da República Federal Alemã após a caída de Hitler.
No próximo capítulo, a estréia de Fassbinder como diretor.

2 comentários:

Anônimo disse...

rkw, aossy uc wdyivafm i vglay.
ulkr psmsrzmi z bu u!
zvw free xxx clips
, sujq ji hj p rwtn m.
cmabhl fritwf evhx u nyrb. usu, asian sex
, ssln d yrklmpds m zqmlsf nc kqgr lja.

bgf kv dur.

Anônimo disse...

khzo tspak xnxx klgaxn r ed q tkm