quarta-feira, outubro 11, 2006

Carta ao Presidente

É, Lula...

Em quatro anos, como noto a diferença que você provocou em mim. Lembro das eleições de 2002, quando eu fui votar com minha camisetinha vermelha. Cobri a eleição de governador no DF para o Correio Braziliense com guarda-costas na cola porque me recusava a tirá-la mesmo quando ia para os redutos rorizistas... E agora, estou aqui, aproveitando da desculpa de morar fora do Brasil para não ir votar, para não ter o desgosto de anular meu voto.

E o mais engraçado de tudo isso é que, mesmo com todo este desgosto, com toda a minha recusa de votar em você, eu repudio ainda mais a idéia de votar no Alkmin. Digo isso como eleitora, mas, antes de tudo, como jornalista. Ouvi colegas, amigos e até minha mãe dizer: "O jeito vai ser votar no Alkmin, porque o Lula roubou demais". E, apesar de toda a minha indignação com a corrupção do governo petista, isso me dá muita raiva.

Dá raiva porque passei três anos na redação de um jornal e não foram poucas as vezes em que escutei, quando falavam do governo tucano, coisas do tipo: "neste assunto não se toca". Que assunto? A venda do sistema telebrás a preço de banana (um dos maiores casos de corrupção da história do país), por exemplo. Aliás, comprovado por conversas telefônicas do ex-presidente FHC que a polícia federal captou e a mídia não teve interesse em divulgar. Ou a roubalheira no DNER, Sudam e Sudene. Também são bons exemplos. Ou a imposição tucana (maioria no Congresso) de impedir a abertura de CPIs. Ou os R$ 200 mil que Fernandito pagou aos deputados para aprovarem a emenda da reeleição, um caso claro e comprovado de corrupção que a Veja publicou em uma notinha de uma coluna metida no meio da revista. Muito diferente das capas e capas que dedicou aos escândalos do governo Lula.

Fica difícil, né? Fica difícil ser eleitor nessa hora. Voto no Lula, este ladrão, ou voto no Alkmin, este "santo" que vai salvar o Brasil do mar de lama. Ou deveria dizer este "santo" que tem o poder de calar as mídias? Quero que você saiba, presidente, que, se no fundo no fundo eu ainda torço para você ganhar, não é porque eu sou trouxa e acredito que você "não sabia de nada", mas porque os resultados do seu governo de quatro anos foram melhores que os resultados de um governo tucano de oito. Porque você coonsegui diminuir a taxa de desemprego de históricos 12,5%, para 7%. Porque você promoveu o aumento real do salário mínimo em 25,73%, transferiu R$ 7,1 bilhões de renda para as famílias brasileiras. Isso para não citar dados de crescimento econômico, aumento do PIB e coisas assim...

E não, não sou partidária do rouba-mas-faz. Mas sou jornalista e sei o poder que nós temos nas mãos. E não gostaria de ver um país eleger seu novo presidente porque não sabe da verdade, porque foi vítima da nossa covardia e medo de mostrar os fatos. Não fiz e não farei campanha para você este ano. Mas faço questão de que, quem for votar, vote sabendo que você não é o único ladrão que passou pela cadeira do Planalto. E nem mesmo o maior deles. Já disse que, se estivesse aí, anularia meu voto. Ou faria como um amigo meu: iria à lotérica mais próxima e pagaria a multinha por não votar. Seria mais digno.

Até uma próxima. Se houver.

Nina Guimarães

6 comentários:

Anônimo disse...

Nina,
Acho que vc expressou muito bem a situaçao que estamos vivendo.
Chega a faltar o ar só de pensar que nao temos para onde fugir. Nao sei o que é pior: nao ter opçao ou ter só más opçoes.
E isso também se repete nao só no caso da presidencia. Ter o Clodovil e o Maluf como deputados me faz sentir ainda pior sobre o futuro do nosso país.
Eu tb anularia meu voto e, dessa vez, com uma tristeza que eu nunca senti em uma eleiçao..

Anônimo disse...

Oi Nina, Achei seu artigo ótimo, bem realista. Mas mesmo com a grande decepção que tivemos com o Lula, voto nele, porque acho que o critério nao deveria ser a roubalheira, já que todos os partidos infelizmente usam esses artifícios, e sim o que você explicou muito bem no seu artigo: que o governo Lula foi melhor do que o do PSDB em 8 anos. Do mesmo jeito que a mídia omite, a mídia também aumenta e distorce o que aconteceu no governo do PT. Na minha opiniao, fugir do voto ou votar nulo nao ajudará a resolver a questão, nem tem peso suficiente para soar como "resposta" a tudo que está acontecendo com o Brasil.

Eduardo S. disse...

Legal Nina! Muito boas as reflexões que você fez. Aqui no Brasa dá pra notar que as eleições tão rolando com bem menos "paixão". Estamos todos bem descrentes com qualquer político e partido... tá difícil. Tá um desencanto só.

Anônimo disse...

"Entre o Lula e o Jamanta eu prefiro o Jamanta... Porquê o Jamanta sabe, o Jamanta viu..."

PS: Esta mensagem somente será entendida pelos 'Brazucas' que se deformam com as novelas da GLOBO! Mas num país em que o povo 'admira-respira' novela... o quê esperar de um líder?

E o pior de tudo: Ser obrigado a votar!!! Democrático, não?


"Se eu caio no suingue é pra me consolar
É que essa vida não tá mole, eu faço assim para me segurar" [PLAP]

Cânhamo desligo!

Anônimo disse...

Olha, muito bem escrito o artigo. No entanto, jornalista fazendo análise de crescimento econômico não dá, me desculpe.
Tente não analisar os números pelos números da próxima vez. Existe toda uma série de variáveis a serem consideradas numa análise de tal porte.
Isso não sendo feito, o artigo passa a ser apenas uma mera opinião de eleitor desiludito-apaixonado...

9h disse...

O resultado dessas (e das anteriores também) é desesperador. Só reforça o sentimento de desesperança. Acabamos de dizer aos ladrões: "Vocês que nos roubaram a vida inteira, podem voltar a fazê-lo. Não tem problema. Peguem o poder de novo!" Infelizmente, não existe outra possibilidade. O nosso lindo país só vai piorar. Pobreza e crime em progressao aritmética! Guerra civil mais cedo ou mais tarde. E não esperem que os que ganhem a guerra mudem a vida dos mais pobres.