quarta-feira, maio 20, 2009

[artigo] De costas para Mumbai

Vou me colocar aqui “en plan sério” para falar de um assunto que vem me incomodando há dias. Semana passada, li na Folha que a casa do ator indiano Azharuddin Mohammed Ismail, que interpreta o Salim-criança em "Quem Quer Ser Um Milionário?", foi destruída pelas autoridades de Mumbai. Ontem, foi a vez da atriz Rubina Ali, que interpretou a Latika-criança.

Dou valor à imprensa por divulgar notícias como essas, mas acho incrível que ninguém tenha se levantado de forma mais séria contra a realidade dessas manchetes. Alguém aí entende que um filme respaldado por toda a parafernália milionária de Hollywood tenha atores que ainda morem irregularmente na favela? Qual a justificativa para Julia Roberts ganhar mais de U$ 20 milhões para atuar em um filme e esses pequenos atores não cobrarem o suficiente para ter uma moradia decente?

Já ouvi coisas do tipo: o filme foi feito com baixo orçamento para padrões hollywoodianos. Ok, acredito, mas convenhamos que um “baixo orçamento” de Hollywood é um orçamento que permite remunerar seus atores com o mínimo de dignidade, não?

E ainda que a produção não tivesse tido um orçamento muito alto no início, o que ela rendeu depois da estréia (e dos oito Oscars) daria para compensar. Acho incrível que a produtora e o próprio diretor, Danny Byle, permitam que isso aconteça. Acho incrível que se paguem U$ 20 milhões a Julia Roberts enquanto seus colegas vivem na favela. Mas, sobretudo, acho incrível que ninguém levante uma bandeira pela causa desses meninos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve! Prezado amigo, vou pedir se for possível, que renove o link do post do sambalanço trio - reencontro, pois foi o único que o disponibilizu na web, estou há algum tempo pesquisando sobre este disco e simplesmente não consigo achá-lo, se roalr eu o agradeço desde já!

JFK

Paturle disse...

Nina, ótimo post.

Nem tinha ficado sabendo. Revoltante é pouco.