segunda-feira, maio 25, 2009

[arte / foto / cine] Fotografando Filmes (Dennis Neuschaefer-Rube)

Não é o trabalho de um diretor de fotografia a serviço de um diretor e um produtor.

É mais ao pé da letra mesmo. Como fazer uma foto (still) de um filme longa-metragem? Ou seja, acoplar em um único framento do tempo e do espaço um objeto que dura mais de uma hora e cujo conteúdo viaja por diferentes espaços e pontos de vista.

Pois o brodinho Dennis Neuschaefer-Rube teve não uma, mas 4 idéias para revolver esse problema. Aqui mostro 3. Interessante como as duas primeiras refletem de maneira interessante a cor do filme. A terceira plasma o espaço do filme. O que era 3D em 2D, segue em 2D, mas sem movimentos.

A primeira: Stilled Films (Foto de todos os fotogramas em seqüência formando um retângulo)
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Stanley Kubrick's Dr. Fantástico)

Resplandor (veja como é azul a parte final em comparação aos tons quentes que dominam o resto filme)

2001 - Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick)

Conceito de Stilled Filmes


A segunda: Movie Pictures (Fotografia da tela onde se projeta o filme com o tempo de exposição ajustado para o tempo de duração do filme.)

Veludo Azul (David Lynch)

Barry Lyndon (Stanley Kubrick)

Laranja Mecânica (Stanley Kubrick) (O filme é rosa e não laranja. )

Conceito de Movie Pictures


A Terceira: Filmspace (Junta uma següência, ambiente e/ou ação do filme em uma foto)
Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock)

Week End (Jean-Luc Godard)

Intriga Internacional (Alfred Hitchcock's North by Northwest)

2001 - Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick)

Conceito de Filmspace

5 comentários:

Anônimo disse...

muito fera! eu aqui querendo contar historias com varias imagens e o cara querendo por numa so imagem toda um historia. é fera demais ver a sequencia de cores dos filmes. lembrei da expo que vimos da pixar em londres. tu deve lembrar, num queria sair do museu! hahaha

Daniel Chuis disse...

Maneiro o laranja mecânica, dá pra ver direitinho o quarto do Alex DeLarge, com a foto do Beethoven... acho que é a sequência mais comprida, um plano fixo...

Anônimo disse...

dá pra ver o olhão arregalado também

Puc-a-poc disse...

Maneiríssimo Mic!!!
É como se o cara captasse a aura do filme.

Nina Guimarães disse...

PRETO, É LINDO, NÉ, O TRABALHO DELE. ADOREI A TÉCNICA DO MOVIE PICTURE, É BEM O QUE O PUCA DISSE MESMO, PARECE A AURA DO FILME...