quinta-feira, agosto 21, 2008

Olímpiadas 2008 - EUA em primeiro???? E a China?

Esse toque quem me deu foi a Prisca ontem.

Nos EUA eles acham que estão em primeiro lugar nas olímpiadas.
Em todos os lugares do mundo se considera o número de medalhas de ouro para saber o país líder. Como eles tão perdendo pra China, mudaram o critério. Estão considerando o número total de medalhas.

Com isso, a França, por exemplo, com 4 medalhas de ouro, se coloca na frente da Coréia do Sul, que tem 10 e do Japão que tem 9, e o Brasil sobe de 41º para 23º. A Jamaica cai de 12º para

Os "americanos" são realmente os campeões, só que em manipulação da informação.







O que você acha disso?

Os dados são de hoje, 21 de agosto de 2008.

Confira no New York Times e na CNN:

http://2008games.nytimes.com/olympics/medals.asp
http://sportsillustrated.cnn.com/olympics/2008/medals/tracker/

3 comentários:

Anônimo disse...

medalha de ouro, prate e bronze para os estados unidos em manipulção informativa!

Nina Guimarães disse...

Neguinho fez o Bush ganhar a eleição só na manipulação televisiva, não vai fazer o país ganhar as olimpíadas?

Anônimo disse...

Sem querer ser do contra, pois concordo que a China foi a campeã desses jogos, pelo menos no número de medalhas de ouro, e cresci acreditando que o país com maior número de medalhas de ouro é o campeão das olim-piadas. Mas esse modo de definir o campeão pelos meios de comunicação dos EUA não foi modificada especificamente pra essa olim-piada, pois já faz tempo que eles definem o campeão dos jogos assim, com quem tem o maior número de medalhas em total.
Não posso afirmar se desde sempre ou a partir de quando foi, mas desde os jogos de barcelona 92 já era assim, com certeza. No final das contas, é uma forma de manipulação sim, com pontos de argumentação válidos dos dois lados (coisa da AP que é americana e da Reuters, que, acho seja inglesa), mas que já vem acontecendo faz tempo.

Tem esses 2 links que podem valer a pena ler, pra entender do que falo.

http://olympics.blogs.nytimes.com/2008/08/20/the-medal-rankings-which-country-leads-the-olympics/?scp=4&sq=medals%20and%20athens%20and%20olympics%20and%202004&st=cse

http://www.wsj.com/article/SB121856271893833843.html?mod=psp_free_today

Agora, realmente o que não dá pra acreditar é na cara de pau do Nuzman e outros comparsas do COB, confederações de esportes e do governo, proclamando Pequim 2008 como o melhor resultado do esporte brasileiro em olim-piadas, e fazendo campanha pra jogos olímpicos no Rio em 2016 (mais roubalheira depois do PAN e das suas contas que não fecham).

Por exemplo, nada contra o Botafogo, mas esse clube de futebol ganhou um estádio, construído com dinheiro público para o PAN, pagando R$ 36.000 por mês! O botafogo fez o melhor negócio de 2007! Enquanto isso, a pista de atletismo desse estádio (foi construida especialmente pro PAN do Rio) fica fechada pros atletas de alto rendimento do atletismo, que precisam de lugar para treinar. No final das contas, são apenas mais alguns milhões de reais que foram pro ralo.

Sou contra a Copa de 2014 aqui, como sou contra JO em 2016 e como fui contra o PAN no Rio.

Abs,

clndstn