domingo, maio 28, 2006

Pára tudo! A volta dos Mutantes em Londres Merece


"Balada do Louco"



"Dia 36"



A banda


Confesso que eu era dos que temiam uma queimação de filme mundial do mito dos Mutantes. Arnaldo seqüelado desde a famosa queda da janela do hospital, Dinho que há quase duas décadas não tocava bateria, a ausência da Rita e os problemas de brigas internas no grupo. Tudo isso me dava a sensação de que as possibilidades do mico no dia 22 de maio de 2006, no Barbican Hall, eram grandes. Mas, graças ao Deus da psicodelia, estava enganado.

Foi exatamente o oposto. Os responsáveis pela reunião do grupo têm todos os méritos. Zélia Duncan apareceu como a “frontwoman” necessária. Mas se colocou no seu lugar de artista acompanhante naquele momento, repassando os agradecimentos sempre aos irmãos e deixando as vozes marcadamente mais agudas de Rita Lee para a backing vocal Esméria Bulgari.

Para ajudar Arnaldo, estava Henrique Peters num outro teclado. Para compensar os 20 anos de afastamento do Dinho, estava a vigorosa percussionista Simone Soul. Eles faziam parte da excelente banda completada pelo backing vocal Fábio Reco, Vinicius Junqueira, no baixo, e o multiinstrumentista Vitor Alexandre, tocando flauta, teclado, violão, guitarra e contrabaixo com arco.

O público fez sua parte ao receber esse bem montado conjunto de estímulos. Como falou a Nina, nós parecíamos tietes do New Kids on the Block chorando ao ver aquilo. Foi realmente emocionante o show, especialmente para quem idolatra o grupo e nunca imaginou que ia ter a oportunidade de ouvir aquelas musicas ao vivo, tocadas pelos irmãos Baptista. Ali, na hora, eu só pensava no meu irmão Cris e na sua galera, “Os Badís”, que me introduziram a esse som. Esses, sim, mereciam estar ali no meu lugar, pois viveram o legado dos Mutantes como se fossem um membro do grupo no seu auge.

Setlist:
1 - Don Quixote
2 - Technicolor
3 - Virgínia
4 - Cantor de Mambo
5 - El Justiciero
6 - Baby
7 - Desculpe Baby
8 - Top Top Top
9 - Dia 36
10 - Fuga nº11
11 - Le Premier Bonheur du Jour
12 - Dois Mil e Um
13 - Balada do Louco
14 - Bat Macumba
15 - Panis Et Circenses

Nenhum comentário: