sexta-feira, março 16, 2007

[música - dwnld] Stevie Wonder - Songs In The Key of Life

Quem não baixar esse...

Eu ia colocar uma coisa muito do mal aqui, mas não sou disso. Cada um sabe o que faz de si. Digo isso porque falo de uma obra-prima.

LP duplo + EP classiquíssimo! Talvez o maior deles deste mestre chamado Maravilha (Wonder). Sem esquecer da importância de álbuns como Innervisions e Talking Book. Destrói e/ou nos acaricia do início ao fim.

Diverso e profundo. Trabalhado em detalhes durante 3 anos. Funk, soul, baladas e muito mais. Referências de música clássica, acid-rock, latina, gospel, swing, cantos krishna, etc.

Além de letras com temáticas intensamente sinceras, pessoais e sensíveis que tratam de amor paterno, de um acidente sofrido, reivindicações de igualdade para sua raça, Deus e religiosidade.

O corte "I Wish" é um funk super poderoso, que domina as oreia na primeira. Fala sobre sua infância. "Village Guetto Land" uma viagem orquestral a bordo de um quarteto de cordas com letra forte sobre a condição da raça negra. “Contusion” uma Jam-zzistica guitarrera instrumental cujo nome faz referência a um acidente que sofreu. “Pastime Paradise” é a cadenciada original na qual se baseou Coolio para fazer um relativamente recente sucesso rappero “Gangstar Paradise”. O funkão do bão “Black Man” samplea discursos históricos de luta afro. Sem falar as de amoooooooooooô (melou geral e gostoso): “If It´s Magic”, “Knocks Me Off My Feet”, “Isn´t She Lovely” (para sua recém nascida filha) e “Love´s In Need Of Love Today”. E outras jóias como “As”, “Sir Duke”, “Another Star”, “Joy Inside My Tears”...

Recomendo escutar algumas vezes para poder sentir o drama real da parada. Pode que por ser muito variado seja um pouco difícil de descer na primeira. Mas, acredite(!), repita o play algumas vezes que vale muito a pena.

Songs In The Key of Life (1976)



Disco 1
1 - "Love's in Need of Love Today" (Wonder) – 7:05
2 - "Have a Talk with God" (Hardaway/Wonder) – 2:42
3 - "Village Ghetto Land" (Byrd/Wonder) – 3:25
4 - "Contusion" (Wonder) – 3:45
5 - "Sir Duke" (Wonder) – 3:54
6 - "I Wish" (Wonder) – 4:12
7 - "Knocks Me Off My Feet" (Wonder) – 3:36
8 - "Pastime Paradise" (Wonder) – 3:27
9 - "Summer Soft" (Wonder) – 4:14
10 - "Ordinary Pain" (Wonder) – 6:23

Disco 2
1 - "Isn't She Lovely" (Wonder) – 6:34
2 - "Joy Inside My Tears" (Wonder) – 6:29
3 - "Black Man" (Byrd/Wonder) – 8:29
4 - "Ngiculela - Es Una Historia - I Am Singing" (Wonder) – 3:48
5 - "If It's Magic" (Wonder) – 3:12
6 - "As" (Wonder) – 7:08
7 - "Another Star" (Wonder) – 8:28

Bônus Extra
1 - "Saturn" (Sembello/Wonder) – 4:53
2 - "Ebony Eyes" (Wonder) – 4:08
3 - "All Day Sucker" (Wonder) – 5:05
4 - "Easy Goin' Evening (My Mama's Call)" (Wonder) – 3:56

Baixe Songs In The Key of Life AQUI

Só de quebra, coloque esse solo de bateria do pianista Wonder.

2 comentários:

Anônimo disse...

A música "Confusion" não é Fusion Jazz como pode confundir. Me parece mais uma mistura de funk com rock progressivo, que estava na moda nessa época. Meio Rush meio Sly and the Family Stone.

Confunde porque a sonoridade está bem parecida: os timbres da guitarra e do teclado é a mesma que os grupos de fusion originais usavam, porque era o que havia de novo na época.

hoje em dia todo mundo chama qualquer coisa de fusion, e a palavra já tem vários sentidos diferentes, dependendo do contexto. Neguinho aqui chama musica brasileira misturada com jazz de fusion (hamilton de holanda é fusion), neguinho no brasil chama qualquer grupo de choro com bateria de fusion, e por aí vai.

se usa mais pra dizer que nao á jazz puro, e tambem nao é nenhum estilo mais popular puro. ou qualquer mistura de jazz com qualquer estilo.

mas o sentido original está bem ligado aos anos 70, e a alguns grupos que surgiram nessa época e tinham essa sonoridade especifica de usar esses sintetizadores que estavam começando a aparecer, e essas distorçoes toscas que rolavam. tem muita coisa que eu nao gosto porque acho que ficou datado, e tem muita coisa boa

essa é uma boa definiçao:

"The word "fusion" has been so liberally used during the past quarter-century as to become almost meaningless. Fusion's original definition was best: a mixture of jazz improvisation with the power and rhythms of rock. Up until around 1967 the worlds of jazz and rock were nearly completely separate. But as rock became more creative and its musicianship improved, and as some in the jazz world became bored with hard bop and did not want to play strictly avant-garde music, the two different idioms began to trade ideas and occasionally combine forces. By the early 1970's, fusion had its own separate identity as a creative jazz style (although sneered upon by many purists) and such major groups as Return To Forever, Weather Report, the Mahavishnu Orchestra and Miles Davis' various bands were playing high-quality fusion that mixed together some of the best qualities of both jazz and rock. Unfortunately as it became a moneymaker, much of what was labelled fusion was actually a combination of jazz with easy-listening pop music and lightweight R&B. This style of commercially-oriented, melodic, crossover jazz became the dominant style of fusion in the '80s, and by the beginning of the '90s, it had earned a new name -- smooth jazz -- which further separated from the risk-taking fusion that was its forefather."

discos clássicos:

miles davis: bitches brew, in a silent way, a tribute to jack johnson, live evil (com o hermeto pascoal em uma musica)
herbie hancock: headhunters
jaco pastorius
weather report: heavy weather (jaco pastorius, wayne shorter, joe zawinul)
return to forever: light as a feather (chick corea, stanley clark, airto moreira e flora purim)

Rodrigo Balduino

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e