A narração em francês não é parte original do filme. Logo não é necessária para entendê-lo.
O francês George Méliès foi um pioneiro no cinema. Não só no que se refere aos efeitos especiais como muita gente comenta. Mas também no que se refere à linguagem cinematográfica. Do primeiro “filme”, Anabelle Butterfly Dance de Willian Dickson (1895), até então, tudo era como teatro filmado.
Na sua grande obra, a fantástica ficção científica Viagem à Lua (adaptação ao cinema do romance de Júlio Verne, Da Terra à Lua), ele introduz uma série de técnicas.
Como deslocamento da atenção do centro para as laterais do quadro. Isso acontece no take que os homens vão à plataforma de lançamento da nave. E também na composição em diagonal do quadro no qual os astronautas olham a terra desde a lua (isso em 1900!! Muito viagem, literalmente!)
Apresenta também uma pseudo montagem paralela quando coloca a construção da nave ao mesmo tempo que os homens vão ver onde é a zona de lançamento.
No lançamento da nave é a primeira vez que uma seqüência é dividida em dois planos. E a seqüência em que fogem da lua também está dividida em planos.
Além disso, também trabalha com elipses do tempo (quando a ação que aparece no take subseqüente não é o que aconteceria logo após na realidade).
A chegada à lua em duas cenas de dois ângulos distintos, oferece a possibilidade de dar continuidade à ação na lua.
Antes de ser cineasta Méliès era mágico (uma vergonha para sua abastada família) e passou a fazer mágica com a câmera. Daí sua fama como pai dos efeitos especiais no cinema. Para saber sobre os truques que desenvolveu ao longo de sua carreira (stop edit, dissolve e doble exposure) veja o documentário abaixo.
Este filme foi inspiração para o também excelente videoclip da belíssima música Tonight Tonight do Smashing Pumpkins. Dos mesmos diretores de Little Miss Sunshine, o casal Jonathon Dayton e Valerie Faris.
Agradecimentos especiais a Cássio Bossert
terça-feira, fevereiro 27, 2007
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2 comentários:
Fantástico o Viagem à Lua, mesmo!!! Uma jóia do cinema. E concordo que, além dos efeitos (impressionantes, já que estamos falando de 1900), a narrativa é muito especial!
PS: os seres lunáticos são óooootimos
ehehehe!!! eh nois truta!! hehehe mandou bem ae no post melies!!!!! o foda eh saber q depois desse filme, dessa imensa evolucao cinematografica, ele na fez nada mais desse estilo ou evoluido. voltou a fazer filmes com poucos planos, sem seguimentacao, e coisas assim!.. mas foi importante no seu tempo!
abracos!
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