segunda-feira, novembro 19, 2007

[áudio] Virtual Barbershop

Essa é boa.

Tão boa que levou o rafa a me convidar para contribuir em esse famoso blog, ao lado de personalidades tão ilustres. Uma honra.

O quem vem a seguir é o link para uma gravacão feita com um microfone especial. Um microfone em forma de cabeça!

Realmente muito interessante o formato do microfone. Mas muito mais interessante é o resultado.

Esse aparato consegue captar a tridimensionalidade do som, ou seja, apenas ouvindo conseguimos perceber o movimento do locutor. Percebemos quando ele se desloca pra direita, pra esquerda, pra cima, pra baixo, pra perto e pra lonje.

Isso se da gracas as dois (ou mais) microfones colocados em uma determinada angulacao em relacao ao(s) outro(s) microfones.

A forma de cabeça simula a reverberacao que o som faria na nossa cabeça.

Quando for ouvir o link, use fones de ouvido e feche os olhos enquanto ouve. Sem os fones nao se percebe a tridimensionalidade e os olhos fechados realçam o efeito.

A peça é um barbeiro que conversa com vc e corta o seu cabelo. Ele vai passeando pela sala e fala com o ouvinte de perto e de longe. A tesoura passeia em volta da sua cabeça como se realmente estivesse ali. Muito divertido.

Melhor não fazer movimentos bruscos. Perigoso perder a orelha....dizem que o barbeiro é meio míope.

enjoy.

4 comentários:

Manu disse...

Owww!!!
Sinistro!
Vc consegue distinguir perfeitamente cada som, dá onde vem... até pensei que meu cabelo estava sendo cortado de verdade.
Muito bom post!

Nina Guimarães disse...

Muito bom, mesmo. Dá maior frio na espinha quando ele passa a tesoura e a máquina... Tava pensando em postar essa parada há um tempão... Mandou bem, Dani! Bienvenido a tu casa.

9h disse...

E o sussuro nas zoreia!!!?
Valeu Daniel

Polinha disse...

deu mêdooo