O Primeiro Nome
As bandas de rua se proliferavam em toda a América e ainda mais em Nova Orleães; algumas eram contratadas para enterros ou em acompanhar cortejos fúnebres e o faziam muito bem, só que na volta do cortejo - quando a multidão em silêncio se dispersava - os músicos começavam a tocar outros temas – polcas, marchas – e uma outra multidão se reunia e a coisa virava uma festa.
Com os instrumentos musicais baratos e a geral falta de trabalho, as bandas ambulantes aparecem em cada esquina e tocam informalmente em festas e nos bares. Nesse clima informal os músicos “creole”, que tinham recebido boa educação européia e conheciam a música clássica se reúnem com os músicos negros para encontros improvisados e lúdicos. Se de um lado há o virtuosismo do músico “creole” na técnica de tocar o instrumento e na formação clássica européia recebida, no outro está o do músico negro, que mesmo sem saber ler uma partitura, toca de ouvido, tem uma inventividade rítmica indiscutível e um sentimento que nessa mesma época se traduziría em outro estilo musical , o blues.
Qualquer tentativa de procurar uma genealogía definitiva do blues é especulativa: o que se sabe é que esse estilo foi desenvolvido também no final do século XIX através da mistura dos hinos relogiosos ocidentais com os cánticos africanos. Dessas “worksongs” também surgiram o Gospel e os Spirituals e o blues nao é nada mais do que a “crônica do sofrimento” do escravo negro em terra estrangeira.
Chegamos quase na última década do século XIX e a quantidade de bandas de metais no sul dos Estados Unidos era imensa; nesse cenário apareceu um estilo musical baseado nas peças de piano européias com um ritmo sincopado, o que atribuía um swing diferente na execução. A esse estilo se deu o nome de RAGTIME. Finalmente o encontro da música européia com a tradição rítmica negra tinha agora um nome.
2 comentários:
Marcinho, meu amigo!!!
Gostei muito do que li nesta breve história e já espero a continuação para conhecer um pouco mais sobre este som sensacional que é o jazz.
Grande abraço,
André Dias.
Amic Meu,
Comenta pra galera um pouco mais sobre o ritmo sincopado, a mão diretia do pianista etc, por favor. Já que marcam as características inovadoras e fundamentais do Ragtime.
Um beijo meu queriado!
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