sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Forever!!!

Poxa!! Acho que hj merecemos um Beat It!!..Just Beat It!!!
Utilizando todos os seu passos para apaziguar a tensão da moçada do mal cheio de estilo!!





Não dá para negar que desde cedo sua vida foi conturbada no meio em que vivia, programinha de época de mal gosto esse...quatro crianças como se fossem bonecos...




[mundo] MIchael Morreu!!!!!!!!!

Cássio, e você ainda nem sabe fazer o moonwalk!!!!!!!

Salve Joel!

Então, galera. Como vocês sabem futebol é cultura. E tem cara mais sábio que o Joel Santana? Esse cara que num precisa saber inglês pra comandar um time gringo que vai sediar uma copa ano que vem? O cara é muito malandro, deu um nó no timinho do Dunga ontem. Se não fosse esse golaço de falta do Dani Alves faltando 3 minutos o Brasil ia sofrer na prorrogação. Lembra da prorrogação com a Nigéria nas olimpíadas? Lembra dos Camarões de Etoo mandando a gente pra casa? E apesar desse Brasil aborrecido ter ganho os sulafricanos já mostraram que dão show na arquibancada. Tenho certeza que mesmo perdendo eles fazem a festa. Rapaz, ano que vem tem que arrumar um jeito de ir pra lá. Ou vai perder essa festa? Futebol é só uma desculpa! Saca aí o funk do Joel, que fizeram com a primeira entrevista dele em inglês. Vá lá Joel manda ver! Que ninguém tem medo de falar errado os nomes do jogadores brasileiros pelo mundo. Match!

quinta-feira, junho 25, 2009

[mundo] Puto Twitter

Então, amiguinhos, não quero parecer aquelas pessoas ignorantes que saem por aí falando de coisas que não conhecem ou - pior - conhecem, mas não entendem. Então, antes de falar mal, vou questionar.

Internet é aquela coisa, , você pisca e o mundo andou cem anos luz. Daí, comecei a me sentir uma velha ultrapassada por não ter um Twitter (nem sei se é assim que se fala: "ter um twitter". Ou seria "ter um perfil do Twitter"? Enfim...). Achei que seria legal fazer um para a Gôra e diversificar ainda mais as fontes de informação para os nossos clientes e tal...

Mas eis que me pego tentando descobrir de que vá aquello!! Sério, entrei em várias páginas de várias pessoas diferentes e não vejo mais que uma fotinha e um monte de comments. Me pergunto:

a. O que as pessoas comentam, se ali não há info, além da foto?
b. O que eu vou postar ali? Dá para postar conteúdo, assim, tipo um blog?
c. Se sim, para quê o Twitter se já existe o blog? É a mesma coisa? É uma variação do mesmo tema, tipo Orkut/ Facebook?
d. Fiz um perfil-teste e já tenho um monte de seguidores. Como assim? Eu nem postei nada, nem divulguei e já tenho seguidores!?
e. Pior. Eu já sou seguidora. Como assim (de novo)? Eu não disse que era fã de ninguém, não pedi para ser amiga, não dei estrelinhas no Twitter de outras pessoas... Quem eu estou seguindo!?

Lu, alguma luz?

segunda-feira, junho 22, 2009

[cine] Lóki

Mais uma dica de filme. Estreou na sexta passada, aqui no Brasa, o documentário Lóki, de Paulo Henrique Fontenelle, sobre a vida de Arnaldo Baptista, desde a infância, o surgimento dos Mutantes, o casamento com Rita Lee, a separação, o fim da banda, o envolvimento com drogas, a depressão que o levou a uma tentativa de suicídio e a um coma profundo, a carreira solo e o reencontro no palco em 2006 com o antigo grupo e o irmão Sergio Dias.

O filme já ganhou prêmio de melhor documentário pelo júri popular no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e melhor documentário pelo júri oficial no 13º Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

sexta-feira, junho 19, 2009

A gangue da mobilette

Excelente a reportagem da Revista brasileira Trip sobre uma gangue que reflete um talento nato do brasileiro: a improvisação.

A bangue da mobilette



segunda-feira, junho 15, 2009

[arte] Altermodernidade

Fiquei devendo explicações sobre o Altermodernism, ou Altermodernismo, em português. O pai do termo é Nicolas Bourriaud, crítico de arte francês, co-fundador do Palais de Tokyo de Paris e atual curador da Tate Britain.

Resumindo, Bourriaud diz que:

"Artists are looking for a new modernity that would be based on translation: What matters today is to translate the cultural values of cultural groups and to connect them to the world network. This “reloading process” of modernism according to the twenty-first-century issues could be called altermodernism, a movement connected to the creolisation of cultures and the fight for autonomy, but also the possibility of producing singularities in a more and more standardized world."

Foi uma grande sacada perceber que essa miscigenação virtualmente ilimitada de referências culturais, históricas e estéticas já não cabe sob o rótulo da Pós-modernidade. Ou, pra usar um termo que atualmenteme apaixona, a matriz se expande tendendo ao infinito. Porque as identidades culturais já se descobriram, se afirmaram e hoje em dia caminham com pernas próprias na direção em que bem quiserem. Há cada vez mais pontes e mais atalhos em um mundo quase totalmente mapeado, e de maleáveis fronteiras. Vivemos em meio a uma maior e mais abrangente diversidade cultural, que abriga um maior repertório de experiências históricas e outros imaginários possíveis, sejam eles visuais ou psíquicos, pessoais e/ou coletivos. Há novas maneiras de mover-se sobre um campo fértil de possibilidades, em que as linguagens se complexizam e se simplificam em alta velocidade por meio de canais de comunicação híbridos, capazes de estimular vários sentidos, simultaneamente.

(Em tempo:Bourriaud foi um dos primeiros teóricos de arte a relacionar a prática do disc-jockeying como uma das vertentes da cena artística contemporânea, ainda em 2001.)

Veja o manifesto do Altermodernismo aqui:

sábado, junho 13, 2009

Para los incrédulos

A coisa Berlusconi
By José Saramago

Este artigo, com este mesmo título, foi publicado ontem no jornal espanhol “El País”, que expressamente mo havia encomendado. Considerando que neste blogue fiz alguns comentários sobre as façanhas do primeiro-ministro italiano, estranho seria não recolher aqui este texto. Outros haverá no futuro, seguramente, uma vez que Berlusconi não renunciará ao que é e ao que faz. Eu também não.

A Coisa Berlusconi

Não vejo que outro nome lhe poderia dar. Uma coisa perigosamente parecida a um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália. Esta coisa, esta doença, este vírus ameaça ser a causa da morte moral do país de Verdi se um vómito profundo não conseguir arrancá-la da consciência dos italianos antes que o veneno acabe por corroer-lhes as veias e destroçar o coração de uma das mais ricas culturas europeias. Os valores básicos da convivência humana são espezinhados todos os dias pelas patas viscosas da coisa Berlusconi que, entre os seus múltiplos talentos, tem uma habilidade funambulesca para abusar das palavras, pervertendo-lhes a intenção e o sentido, como é o caso do Pólo da Liberdade, que assim se chama o partido com que assaltou o poder. Chamei delinquente a esta coisa e não me arrependo. Por razões de natureza semântica e social que outros poderão explicar melhor que eu, o termo delinquente tem em Itália uma carga negativa muito mais forte que em qualquer outro idioma falado na Europa. Foi para traduzir de forma clara e contundente o que penso da coisa Berlusconi que utilizei o termo na acepção que a língua de Dante lhe vem dando habitualmente, embora seja mais do que duvidoso que Dante o tenha utilizado alguma vez. Delinquência, no meu português, significa, de acordo com os dicionários e a prática corrente da comunicação, “acto de cometer delitos, desobedecer a leis ou a padrões morais”. A definição assenta na coisa Berlusconi sem uma prega, sem uma ruga, a ponto de se parecer mais a uma segunda pele que à roupa que se põe em cima. Desde há anos que a coisa Berlusconi tem vindo a cometer delitos de variável mas sempre demonstrada gravidade. Além disso, não só tem desobedecido a leis como, pior ainda, as tem mandado fabricar para salvaguarda dos seus interesses públicos e particulares, de político, empresário e acompanhante de menores, e quanto aos padrões morais, nem vale a pena falar, não há quem não saiba em Itália e no mundo que a coisa Berlusconi há muito tempo que caiu na mais completa abjecção. Este é o primeiro-ministro italiano, esta é a coisa que o povo italiano por duas vezes elegeu para que lhe servisse de modelo, este é o caminho da ruína para onde estão a ser levados por arrastamento os valores que liberdade e dignidade impregnaram a música de Verdi e a acção política de Garibaldi, esses que fizeram da Itália do século XIX, durante a luta pela unificação, um guia espiritual da Europa e dos europeus. É isso que a coisa Berlusconi quer lançar para o caixote do lixo da História. Vão os italianos permiti-lo?


Tirado lá do blog dele

quinta-feira, junho 11, 2009

[pala] Não mais punhetas no trabalho!

Do programa de humor britânico Big Train. Bem Recomendável!

Quem me mostrou foi o Kiko Lunardon, lá em Madrid. Valeu garouto!

[pala] Não mais punhetas no trabalho!

http://www.youtube.com/watch?v=kUZYuOVezA8

Quem me mostrou foi o Kiko, lá em Madrid. Valeu garouto, demais!
Do programa de humor britânico Big Train. Altamente Recomendável!

segunda-feira, junho 08, 2009

[arte] El proyecto Defacing


Pablo González-Trejo é um artista cubano que vive entre Paris e Miami. Nos conhecemos aqui em Barcelona, e tempos depois ele me pediu para escrever uma crítica em espanhol sobre o seu projeto Defacing, um belo exercício de diálogo entre o artista e o público com a intenção de despertar emoções como o afeto e a catarse por meio do estímulo da memória, e que acabou resultando em uma obra de arte nova, interativa e aberta...

Deu trabalho, mas foi muito gratificante participar do projeto de alguma maneira, além de me sentir muito identificada com a proposta de PGT. Ainda pude conhecer outros artistas que trabalham sobre a mesma linha de pensamento, além de ter sido formalmente apresentada ao Altermodernismo: uma corrente teórica atual da arte contemporânea da qual já me sentia devota antes mesmo de conhecer.

Veja as críticas (em espanhol, inglês e francês) e conheça o trabalho do artista em www.pablogt.com/defacing


("Che and Fidel", carvão sobre tela e acrílico, 2008)

Centenari4z0!!!!

por Gustavo Berocan.



Pues sí. Cómo dijo mi amigo Gonzalo, con quien suelo jugar fútbol 7 cada sábado...

Brasil, con sus 198.739.000 habitantes ganó a Uruguay con sus 3.494.000 habitantes.

Algo que no pasaba desde hacía 33 años, desde 1976, cuando de falta había marcado Zico, camisa 10 de Gávea. Ayer volvió a pasar. 4-0.

4 goles marcados por Daniel Alves, a los 11, Juan, a los 35, Luis Fabiano, aos 52 minutos, e Kaká, aos 74 minutos. Daniel Alves que este año ganó 3 títulos este año con el Barcelona. Juan que remató 2 veces para marcar de cabeza. Luis Fabiano que recibió 2 tarjetas amarillas y así dejó Brasil con 10 jugadores desde el minuto 64. Y Kaká que probablemente será fichado mañana por el Real Madrid por 75.000.000 de euros y cuyo apodo tiene 4 letras.

4 letras como Pelé, Didi, Dadá, Dida, Cafu, Pepe, Lico, Zico, etc. Zico que fue 4 veces campeón brasileño. 4 cómo fueron 4 los goles que hace 7 años Brasil ganó por a China y sus 1.242.612.226 habitantes, en el mundial de 2002 realizado entre 2 países, Corea y Japón. 2002 mundial donde Brasil conquistó su 5º título. Japón (127.767.994 habitantes) que entrenado por Zico también perdería por 4 goles en el mundial de Alemania 2006 que pese al nuestro ridículo 5º puesto tuvo el récord de Ronaldo máximo goleador de la história de los mundiales con 15 goles, con sus 30 años, 1,80 m y según la CBF en la época unos 95 kilos, al menos 4 kilos más que ideal para un deportista.

Ronaldo que es el 2º goleador de la canariña sólo detrás del 10 Pelé que escuchó el partido de 1950 por la rádio y prometió a su padre ganar un mundial por Brasil. Lo hizo por primera vez en 1958 con 16 años y con 27 ya había ganados 2 veces más y marcado más de 1000 goles por el Santos y la Seleção. Seleção que participó de cada uno de los 18 mundiales, hecho único al que se podrán sumar el de Sudáfrica 2010 y el de Brasil 2014.

Brasil que sufrió su peor derrota para Uruguay, 6-0 en 18 de marzo de 1920. Uruguay que al largo del tiempo usó 9 uniformes distintos, ganó 2 medallas de oro em Olimpiadas (1924 y 1928), (único título que Brasil no ha conquistado en el fútbol), 14 copas américas y 2 mundiales (1930 y 1950). 1950, cuya final que tuvo apenas 1 de sus 199.854 espectadores brasileños saliendo contento del Maracanã tras sufrir un ataque del corazón comemorando el gol de Friaca en el minuto 47.

Gol que sería remontado por Schiaffino en el minuto 66 y Ghiggia en el 79 rompiendo la puerta de Barbosa. Barbosa que hasta su fallecimento el día 7 de Abril de 2000 a los 79 años cargó con la culpa de la derrota en 1950. 2002, 2 años después que le fuera negada una visita al entrenamiento de Seleción preparandose para el mundial del 1998. 1998 año en que tal cual 1950 Brasil fue subcampeón, dirigido por Zagallo.

Zagallo es el único a ser 4 veces campeón mundial, 2 cómo jugador, 1 cómo entrenador, y 1 cómo auxiliar técnico, que es superticioso y adorador del número 13 y que trajo Dida a la selección. Dida, que fue el 1er negro desde Barbosa a defender la portería de Brasil tras la supuesta cantada de 1950. Supuesta cantada que no se asemeja en nada al sucedido de las manos del portero Viera en el minuto 11 tras el chute de Dani Alves, camisa 2.

2 cómo son 2 los equipos con 11 jugadores cada disputan 1 pelota para, meterla en cada 1 de los 2 arcos del campo, limitado por 4 líneas, usando qualquer parte del cuerpo, menos los brazos y manos en este deporte llamado fútbol. Fútbol que no tiene nada que ver con aquél otro deporte inventado por un canadiense, dónde se juegan 2 equipos con 5 jugadores de cada lado usandose las manos y nunca los piés para meter la pelota en cada 1 de los 2 aros de la cuadra, el baloncesto. Baloncesto que es mucho más estadistico que el fútbol como el fútbol americano, otra invención de Estados Unidos.

Estados Unidos (281.421.906 habitantes) que ha sediado 4 olimpiadas y 1 mundial de fútbol. Mundial de 1994 dónde ganó Brasil tras 24 años sin título mundial. 1994 dónde explotó Romário que sólo necesitaba tocar el balón 1 vez en 90 minutos para ganar un partido. Romário que hizo trampa con los números para alcanzar los 1000 goles, pero es el jugador que más veces ha sido máximo goleador en 1ª división en la história del fútbol mundial; 14 veces en 3 países distintos: Brasil, Holanda, España. España que en 2008-2009 tuvo cómo máximo goleador a al uruguayo Forlán.

Forlán que en los 90 minutos de ayer fue 1 más de los 60.000 espectadores del estádio Centenário. Centenário que albergó 22 encuentros entre Uruguay y Brasil, con 8 victórias uruguaias, 10 empates y sólo 3 victórias brasileñas (la de 4- 0 de este sábado, y otras 2 por 2 a 1: en 1932, com 2 goles de Leônidas da Silva; y en 1976, goles de Nelinho e Zico.

Zico que es el máximo goleador del Maracanã con 333 goles en 435 partidos. Maracanã que está pintado en 2 colores, celeste y blanco, los colores de Uruguay y del Estado de Rio de Janeiro. Rio de Janeiro cuyos equipos de más hincha son Flamengo y Vasco. Vasco que era la base de la seleción de 1950 y que sufriría el 1000º gol de Pelé, marcado en el Maracanã de penalti.

Maracanã dónde el 10 que marcaría 30 goles en 22 partidos con la camisa de la Seleção siendo máximo goleador con la verde y amarilla. Verde cómo 1 ave llamada maracanã que dio nombre a 1 río, que dió nombre a 1 barrio que dió nombre 1 estadio. Estadio que abrigó el partido más multitudinário de la história, Brasil - Uruguay en 1950 con un público de 199.854.

Público que fue reducido después de 1992 cuando en la final del Brasileño cuando cayeron más de 100 espectadores del Flamengo de la grada causando 3 muertes. Flamengo que fue campeón brasileño por 5ª vez este año de 1992 capitaneado por Júnior, camisa 5, con 36 años. Júnior que tiene el record de partidos de Flamengo: 874, habiendo marcado 77 goles.

77 que es mi año, yo que nací a las 7 horas del día 7 del mes 7, del año 1977. 7 cómo las letras de mi nombre. Cómo la G es la 7ª letra del alfabeto. Cómo Gonzalo con quien fuego fútbol 7. 7 cómo las finales que Brasil disputó en mundiales. 7 cómo la camiseta de Bebeto campeón mundial en 1994 y brasileño con Flamengo en 1987.

1987 cuyo título la CBF da ridiculamente al Sport. Sport que hoy ha metido 4 goles en 8 minutos en Flamengo haciendo que mi alegría pase a tristeza en menos de 24 horas. Tristeza que no tiene fin cómo parafraseó 1 diário de Montevideo a 1 canción de Antonio Jobim. Antonio Jobim que dá nombre a 1 aeropuerto en Río de Janeiro.

Río de Janeiro que albergará la final del mundial por 2ª vez en 2014. Mundial que pobablemente tendrá al menos 1 brasileño naturalizado en cada 1 de las 32 selecciones. Selecciones cómo Uruguay que ganó dos finales de dos disputadas. 2 cómo casi todo en la vida: vida o muerte, ganar o perder, grande o pequeño, día o noche, calor o frío, habilidad o fuerza, dentro o fuera, arriba o abajo, sí o no.

Sí o no que se decide en esta eliminatória dónde Brasil está en 1º con 24 puntos y Uruguay está en 5º con 17. 5º que no está clasificado cómo los 4 primeros pero tiene que ir a repesca. Repesca cómo Uruguay hizo no sé cuantas veces. Sé que la Fifa haya aumentado las plazas para sudamerica de 4 para 5.

Y que si no se clasifican cómo hace 4 años, tendrán que esperar otros 4.

quinta-feira, junho 04, 2009

Belmondo em O Homem do Rio ( do rio?)

Si Brasília ya es aburrida hoy en dia,imagináte en 1964....
Ese vídeo vá en homenage a nuestro amigo Ricardinho, que nos hizo ver tantas peliculas brasileñas emocionates y raras.
Vai que sua garoto!

segunda-feira, junho 01, 2009

[cine] Garapa

Depois de Tropa de Elite, José Padilha está voltando a fazer barulho por aqui com seu novo documentário, Garapa.

Eu ainda não vi, mas li algumas críticas que são unânimes em dizer que o filme é um golpe duro. Garapa mostra a questão da fome no Brasil sob o ponto de vista de três famílias cearenses que convivem com esse problema. A produção foi realizada em parceria com o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), ONG criada por Betinho e que auxiliou Padilha no começo da produção, em 2005.