terça-feira, julho 29, 2008

[cine/ série] As melhores cenas de todos os tempos

Se é que se pode escolher uma cena top 1 na história do cinema, acho que esta é forte candidata. Vem de 2001, Uma Odiséia no Espaço, de Kubrick. É a vingança de Dave ao seu computador Hal 9000, que acaba de tentar matá-lo. A cena é uma referência ao primeiro computador que cantou uma música. Foi no final da década de 50 e a canção era... Daisy!

quarta-feira, julho 23, 2008

[pala] Ademir Lemos + As Palas Maestras

Lançando uma nova pala na roda, aproveito pra postar algumas outras clássicas com as quais já demos muita, muita risada. Primero a pala nova: Ademir Lemos e o seu Rap do Arrastão. Depois o fenômeno, a "Lieeennnda, Brother!". E pra acabar o irado Gil Brother.

1.






2.





Essa letra é muito foda!
A LENDA

nunca convide ele p/ ir p/ sua casa tomar água
pq a confiança deságua, entorna na roda e retorna
contorna as situações ruims fazendo-as propícias
conhece-o pela protuberância no beiço e pelo seu físico malhado,
quero dizer corno
ignorância da minha parte errar é humano
mas falar q foi dormir no quintal da casa da coroa é mal
é igual robá 50 conto e ser jurado d morte porisso e negar qdo todo mundo viu
roba bicicleta d 2 mil empresta pro amigo q tb é robado
cobra uma nova como si tivesse comprado
fingindo q tá falando no celular q não tem conta e parece um tijolão d tão quadrado.

[A lenda ... broder ...]
[fre, fre, frenético...]
[A lenda ... broder ...]
[que vacilo!!!]

A lendinha disse q ele tá forte p/ caralho e manda na cela
faz flexão o dia inteiro e tá branco igual uma vela
só não si sabe si é por falta d sol ou d micose
psicose é desenho animado perto do terror q deve tá sua aparência
pq nem miojo o miserável come
e leva p/ sua filha q não é filha e acha o q ele traz um nojo
como é q essas figuras somem e não dão nem o último endereço
lembro qdo era na 75a. mas o novo sempre esqueço

[A lenda ... broder ...]
[fre, fre, frenético...]
[A lenda ... broder ...]
[que vacilo!!!]

só uma pessoa aguentava o cheiro o dia intero
qdo ia jogá bola na praia batia o desespero
ninguém queria marcá-lo
qdo caia na água agradecíamos e ninguém ia lá buscá-lo
é um calo no dedo mindinho q roça na parte d fora do sapato
achava q jogava p/ cacete e o resto era pato
fazia um trato com branco dava bermuda da redley
se o mesmo trocasse pelas peça e rolasse aquele medley

[A lenda ... broder ...]
[fre, fre, frenético...]
[A lenda ... broder ...]
[que vacilo!!!]

a lenda voltou
vamos homenageá-lo
eu como miojo porque é nutritivo, brother, vitaminado
eu nao cahmo minha vó de meu cumpadi,
chamo ela de meu brooother
eu sou assim porque eu sou a lenda, brother
eu fumo lucky strike
não fumo nem free nem derrrby.
só lucky strike

pô!
que vacilo, brother
estou viajaaando
depois de fumar um lucky strike, comecei a viajar brother
depois vou um rolé de
monnnnnza brother

ainguém é amigo da lenda
acabaram de falar isso aqui
estou confirmando
só a lendinha
é filho da lenda, o discípùlo da lenda

ele diz assim
não, não, não se canse
você precisa descansar
fabiola está te aguardando brother
volte pra ela

[a lenda voltou ...]
[que vacialo ...]


3.

terça-feira, julho 22, 2008

Go around twice if you are happy

Quando vi esse video a primeira vez pensei o que faria se fosse eu quem visse essas placas no meu caminho. Hoje tenho a certeza que tava rodando lá até agora. Achei uma ótima idéia para aliviar as tensões do transito diário. A explicação dada pelos autores do video foi " queríamos provar que enquanto os papagaios só repetem, os carros podem falar".
Saca só.

sábado, julho 19, 2008

[Cine, série] - 25 anos sem Fassbinder - "A roleta chinesa"



Filme realizado para a TV em 1976, “A roleta chinesa” também poderia ser chamada de “Adultério a alemã”; Fassbinder desfila toda a hipocrisia da classe burguesa ao retratar um matrimonio que – planejado secretamente pela filha de ambos – coincide com seus respectivos amantes na velha mansão de veraneio da família. A inusitada situação não provocaria danos morais aos envolvidos se a própria filha não resolvesse estar presente.
Durante a estadia, a jovem propõe a todos jogar roleta chinesa – uma espécie de jogo da verdade, em que um grupo tenta adivinhar com perguntas de caráter simbólico, a identidade de uma pessoa escolhida. Então se desenrola toda a tensão emocional camuflada no falso moralismo burguês e na necessidade de se manter as convenções sociais. Com uma fotografia estilizada e a câmera com movimentos deslizantes que desnudam cada personagem, a película confirma a maturidade de Fassbinder como diretor. Destaque para o diálogo entre o marido e o amante da esposa; “Você a ama?” – pergunta o rapaz - “Estou acostumado a ela..” – responde o esposo. “ Estar acostumado a uma pessoa e viver com ela, também não é amor?” – Conclui o amante.
Sábio Fassbinder.

[Literatura, séries] - "Noir"- Raymond Chandler - "Amor e morte em Poodle Springs"



Raymond Chandler não viveu para terminar sua ultima novela ; “Amor e morte em Poodle Springs” permaneceu na gaveta de seus herdeiros por 30 anos, até ser lançada em 1989. A obra foi acabada pelo celebrado autor Robert Parker, um dos grandes estudiosos, admiradores e discípulos de Chandler. Escrita em 1959, o livro não possui a mesma grandiosidade de “O sono eterno” e “O longo adeus” – esse, considerado um dos maiores romances da literatura americana do século XX.
É a última aparição do mítico detetive Philip Marlowe, agora devidamente casado com uma milionária californiana e instalado em uma cinematográfica mansão nos arredores de Hollywood. O conflito interno de Marlowe por ter como esposa uma mulher mergulhada em dinheiro acompanha toda a narrativa. Entre diálogos simples e diretos, ela insiste em convencê-lo a deixar seu escritório e o detetive – cínico como de costume – rejeita a idéia em nome do orgulho e da opção profissional que fez. Em uma tarde, Marlowe recebe a visita de Lipshultz - um proprietário de casas noturnas metido em jogo e outras ações delitivas; alguém lhe deve 100 mil dólares e Marlowe é encarregado de saber o paradeiro do indivíduo. Ao longo da procura, o detetive se depara com dois cadáveres, mulheres semi-desnudas à beira de ataques de nervos e seguranças fiéis ao passado de ex-boxeadores. Ao melhor estilo Chandler.

Trecho escolhido: “Os bêbados são criaturas frágeis. Precisam ser levados como um copo muito cheio; é só entornar para qualquer lado, e eles derramam tudo. Eu os conhecia. Passara a metade da vida conversando com bêbados em bares como aquele.”

sexta-feira, julho 18, 2008

[Cine, séries} - 25 anos sem Fassbinder - "Atenção a essa prostituta tão querida"



Um filme dentro do filme; “Atenção a essa prostituta tão querida” é um mergulho de Fassbinder em seu mundo interior e nas loucuras que envolvem a produção de uma película. Baseado nas rodagens de sua obra anterior – “Whity”, realizada na Espanha – o diretor não poupou ninguém; atores, produtores, equipe técnico..nem a si mesmo.
A narrativa começa em um hotel espanhol onde elenco e produção esperam a chegada do diretor; o co-produtor do filme não agüentou a barra e se foi, deixando atônitos todos os envolvidos. Dúvidas, inseguranças e rivalidades internas marcam o clima de expectativa e tensão. Quando chega o diretor, esse se revela mesquinho, autoritário, egocêntrico e dotado de surtos psicóticos.
“Atenção a essa prostituta tão querida” deve ser vista como um marco na obra de Fassbinder; nele, o diretor exorciza todos os anos de convivência com o grupo Anti-Theater, grupo que produziu e protagonizou todas as suas obras até então. Foi a ruptura com a primeira fase fílmica de Fassbinder e inicio de outra que o levaria a Cannes e ao reconhecimento mundial.
Filmado em 22 dias em setembro de 70, a película estreou na Bienal de Veneza com o seguinte lema; “ o orgulho precede a queda”.
No próximo capitulo, “O assado de Satã”.

terça-feira, julho 15, 2008

[cine/ série] As melhores cenas de todos os tempos

Seguindo com nossa particular homenagem ao cinema, reproduzo a cena que mais gosto de Trainspotting (1996), de Danny Boyle. É quando Ewan McGregor entra na privada mais suja do planeta, procurando as trouxinhas de droga em forma de supositório que ele acaba de perder por causa de uma dor de barriga.

segunda-feira, julho 14, 2008

[Literatura, séries] - "Noir" - Raymond Chandler - "O sono eterno"



Primeiro romance de Raymond Chandler, “ O sono eterno” é também a primeira aparição do mítico detetive Philip Marlowe - que ainda protagonizaria outras seis novelas do autor norte-americano. Depois de escrever contos policiais com enorme êxito para as revistas pulp, Chandler decidiu enveredar por narrativas mais longas; geralmente ambientada na Califórnia dos anos 30, vários de seus romances foram levados às telas; “O sono eterno” não foi uma excessão e foi adaptado para o cinema com estrelas como Humphrey Bogart e Lauren Bacall.
Em uma Los Angeles mergulhada na depressão, Marlowe – detetive particular que trabalha “por 25 dólares diários mais despesas” – recebe a incombencia de um velho milionário: descobrir o autor das chantagens dirigidas a sua filha. Ao entrar no caso Marlowe se encontra com muito mais: homicídios, extorsão, jogo e pornografia.
Lançado em 1939, é considerado obra obrigatória para os amantes da Literatura Noir.

Trecho escolhido : “Você está morto, está dormindo o grande sono, o sono eterno, e não se perturba com coisas assim. Para você, petróleo e água são a mesma coisa que o vento e o ar. Você simplesmente dorme o sono eterno, não se importa com as circunstâncias desagradáveis da maneira como morreu ou onde seu corpo caiu. Eu agora fazia parte das circunstancias desagradáveis.”

sexta-feira, julho 11, 2008

[cine/ subversão] Zeitgeist


Este post vem um pouco atrasado. Há meses me comentam que Zeitgeist é um filme obrigatório, mas até ontem eu não tinha visto. Demorou, mas vi. E é chocante. Produzido por Peter Joseph, este documentário te conta tudo o que você provavelmente já desconfia sobre o mundo e as tramas do poder, mas com provas ou pelo menos fortes indícios que sustentam seus argumentos.

É triste, desanimador e dá raiva, mas tem que ver. É um convite a sair da ignorância, da passividade e do conformismo que regem nossa vida e o sistema mundial. O site oficial tem o filme online e legendas em várias línguas.

quarta-feira, julho 09, 2008

[culinária animada] Rango surreal

Pra que eu vou escrever alguma coisa? Hoje é dia de larica e vendo esse vídeo só me deu mais vontade de sentir os vapores da cozinha. Vê o vídeo e você vai entender do que estou falando. A receita é desses caras aqui: Eatpes.com Vale a pena entrar pra ver mais viagens em movimento parado dos caras e em melhor resolução que o youtube. Antão meu povo! Vou piá pra modi fazê meu arroz com pequi que eu tô mesmo é ocado!

Boa comilança proceis!

segunda-feira, julho 07, 2008

[arte] Os Gêmeos no Soho

Vou ter que tirar uma onda aqui. Acabei de voltar de Nova York e estou muito contente com o que vi por lá. Tirei uns dois dias só para visitar as galerias de arte do Soho, que são um desbunde!!!

O mais legal é que a melhor exposição que eu vi foi a da Deitch Project Gallery, com quadros e instalações dos Gêmeos. Esses grafiteiros paulistas já estão bombando no mundo das Artes (com maiúscula) há uns anos, conseguindo um grande prestígio no mercado nacional e internacional.

Há uns dois anos, meu amigo Denis Cisma me contou que a expo deles em São Paulo foi o maior sucesso, com todos os quadros vendidos (sendo que eles custavam, em média, R$ 10 mil).

Hoje, o buraco está mais embaixo. Além de estarem expondo em galerias muito importantes (o Soho é a meca da arte em NYC, que, por sua vez, é a meca da arte no mundo), o valor dos quadros deu uma "ligeira" inflacionada: o mais barato na Deitch Project era um pequenininho, sem moldura, que saía por U$ 20 mil. Detalhe: mais da metade já estava vendida. Tinha obra no valor de U$ 75 mil.

E não é por nada, não. A gente sabe que esse mercado de especulação artística pode ser muito nocivo, mas que as obras valiam muito, isso valiam. É de encher os olhos a evolução no trabalho deles, que agora também trabalham com esculturas e, como já disse antes, instalações.

Fiquei com vontade de levar várias pra casa, mas isso são outros 500. Ou melhor, outros bolsos que não os meus. Aí embaixo, uma fotinha geral da montagem na Deitch e umas obras dos irmãos.






domingo, julho 06, 2008

[cine/ série] As melhores cenas de todos os tempos

Uma vez postei aqui a cena de Make Them Laugh, de Dançando na chuva, o que me deu a idéia de fazer uma série com meus momentos preferidos do cinema. Começo homenageando a cena nacional, com o "só sei ler as figura" de Cidade de Deus. Quem quiser participar da brincadeira é muito bem-vindo a publicar suas cenas favoritas.

quinta-feira, julho 03, 2008

[mundo, subversão] Read My Lips

Um pouca velha essa história de amor, mas a fudelância continua…

Un poco vieja la historia de amor, pero siguen a joder…