domingo, abril 29, 2007

[música / séries] Breve História do Jazz (2) – O Canto Negro Chega à Igreja



O Canto Negro Chega à Igreja

As jornadas nos campos de algodão e nas construções de ferrovias em paisagens pouco habitadas eram duras e longas. Mas os negros – seja por instintivamente manter sua cultura ou somente para dar um caráter lúdico ao trabalho – cantavam e improvisavam melodias. Um escravos começava uma frase cantada e os demais repetiam. Um outro emendava com mais um canto e todos seguiam.

Dessa forma eles passavam o tempo e liberavam todo o sentimento de dor, sofrimento e saudade da Mãe-África. Essa prática começou a chamar a atenção dos pastores evangélicos que tinham a missão de catequizar a massa de negros pagãos. Pois os predicadores perceberam semelhanças entre a oralidade dos canto africanos e as técnicas de algumas congregações religiosas Britânicas. Se os escravos cantavam, como foi descrito acima, o conhecido “chamada e resposta”, na Inglaterra os fiéis repetiam a cada duas linhas as palavras lidas pelos padres nos sermões de domingo.

Durante o processo de “cristianização” dos escravos, os negros não somente assimilaram a idéia de uma nova religião como também aportaram ritmo e melodia às canções religiosas já existentes. Essa prática de “louvar ao Senhor” teve muito êxito e começava a ser aceita nas igrejas e por segmentos da sociedade na segunda metade do século XIX.

Alan Lomas, um dos pioneiros do estudo e da preservação da música afro-americana, diz: “os negros haviam africanizado os salmos a tal ponto que muitos observadores descreviam os hinos de igreja dos negros como uma misteriosa música africana. Em primeiro lugar prolongavam e faziam vibrar os textos dos hinos que só um anjo podia decifrar o que se cantava.(....) Surge um grupo em que todos os cantores podem improvisar juntos, contribuindo cada um com algo pessoal a um constante efeito coletivo, uma prática habitual nas tradições africana e afro-americana.”

Segundo críticos e historiadores de jazz, os escravos africanos tinham uma tradição musical tão sofisticada quanto a do Ocidente porém desenvolvida em uma direção diametralmente oposta. Onde os europeus priorizavam a harmonia, os africanos haviam focado o ritmo.

P.S.: Devido a contratempos meus e do 9h, demoramos um pouquinho pra publicar este 2º capítulo da Breve História do Jazz. Mas a idéia é publicar um a cada domingo, sempre que possível. Um abraço a quem curtiu!

sábado, abril 28, 2007

[cine] Who I Am and What I Want

O máximo expoente da combinação entre uma mente insana (ou melhor, duas, as de David Shrigley e Chris Shepherd) e o implacável sarcasmo inglês.

[música / dwnld] Karnak - Estamos Adorando Tokio

Adoro isso! Quando um amigo vem com uma onda totalmente diferente da da que tá roalndo na minha vida. Levo como um privilégio receber novas referências e caminhos para explorar. Ainda mais se é de uma pessoa que você respeita muito, pela inteligência, conhecimento e personalidade como é o caso do Filipe Rizzo pra mim. Vou escutar com certeza - e atenção!

Manda ficha Aliageni!!!

"Karnak, a banda de um cachorro só. Somavam-se a ele
mais 12 músicos e dois atores. Agente pode entender essa malucada como resultado das peripécias de André Abujamra, o carismático band leader que teve seu primeiro contato midiático com o duo Mulheres Negras. Filho do bruxo Havengar, daquela
longínqua novela global (que aliás, acha que seu filho é um gênio).

A despeito de seus contatos na rede Globo, sua inteligência e grande talento musical, o Karnak gravou seu terceiro e último disco em dezembro de 2000 e nosso querido gordinho ganha a vida gravando jingles, trilhas sonoras e fazendo propaganda.

Taí, inclusive, a prova de que o Havengar era um feiticeiro bom de serviço! Falou que o filho era um gênio e não é que o rapaz mostrou pra todo mundo naquela propaganda de carro!! (ah, era ele o gênio da propaganda?!? nunca ouvi, não. mas sei quem é!)

Claro continuam na ativa com outros projetos, mas esse terceiro álbum “Estamos adorando Tókio” merece ser ouvido: Musicalmente ele é do caralho! 12 músicos de primeira mandando um som vibrante, acordes orquestralmente arranjados com influências das melodias hindus, percussões africanas, saladas russas. Metais! Swing! Barulho bom! Embrulhado nisso tudo eles se revezam nos vocais empregando à música o tom correto da palavra.

E, de tudo, o que mais me impressiona é a palavra. Eles falam bem, e falam claro sobre coisas que valem a pena serem escutadas. Em “…Tókio” eles juntaram isso redondinho e
mostraram que talvez seja até fácil. Tocar? Não, viver bem.

O dah ho
A alma não tem cor"

Karnak - Estamos Adorando Tokio (2000)


1. Vinheta Arabe
2. Alma Nao Tem Cor
3. Martim Parangola
4. O Mundo
5. Vim Que Venha (2 Hugos e 2 Zambos)
6. Comendo Uva Na Chuva
7. Espinho Na Roseira/Drumonda
8. Conversa Dos Nenes
9. Balanca A Panca
10. Ai, Ai, Ai, Ai, Ai, Ai, Ai
11. Oxala Meu Pai
12. Hymboraewqueyra

Baixe Estamos Adorando Tokio AQUI

quinta-feira, abril 26, 2007

[cine/ animaçao] Over Time - Tribute To Jim Henson

Do excelente estúdio de animaçao francês supinfocom.

segunda-feira, abril 23, 2007

[música/dwnld] Robert Glasper - In My Element

Estava perambulando pelo blog do dj Tamenpi (Só Pedrada Musical), e encontrei uma nota falando desse cara.

Um juventude da escola do jazz, que tem uma certa influencia pelas galera das boas sonoridades do hip hop (a tribe called quest, slum village, pharcyde, de la soul). Tem até uma música em homenagem ao jay dilla.

Entra no cockpit, bota o capacete e segura a rocha.



1- G & B
2- Of Dream To Come
3- F.T.B.
4- Y'outta Praise Him (Intro)
5- Y'outta Praise Him6- Beatrice
7- Maiden Voyage/Everything In It's Right Place
8- J. Dillalude
9- Silly Rabbit
10- One For 'Grew
11- Tribute


BAIXAR

sábado, abril 21, 2007

[foto/ mudo] Tuk-tuk na Tailândia

O amigo Grabriel Lamartine mandou esta preciosa cena do cotidiano/ retrato que ele lançou lá na Tailândia. Reflete muito o estilo de vida deste país maravilhoso que também tive o prazer de visitar uma vez.

quinta-feira, abril 19, 2007

quarta-feira, abril 18, 2007

[pala] Sprockets Disco Technik

Pra esse mês de festinhas na casa, vai aí uma aulinha classe pra reavivar a pélvis. SPROCKETS DISCO! YA!

terça-feira, abril 17, 2007

[pala] i would like to...



o filme eh muito tosco, mas essa parte do filme eh genial.... nao percam o tempo com o filme, so com essa parte!!!!!!!

sábado, abril 14, 2007

[cine] Outra rapidinha

Essa é para os órfãos de Curt Cobain e para os que preferem Ewan McGregor "Trainspoting" que Ewan McGregor "Moulin Rouge": o ator escocês é o principal candidato para ressucitar o líder do Nirvana na biografia cinematográfica baseada no livro "Heavier Than Heaven", cujos direitos foram comprados pela viúva de Kurt, Courtney Love.

sexta-feira, abril 13, 2007

[cine] Fofoquinha rápida

Que o próximo filme de Fernando Meirelles é a adaptação do clássico literário "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago, muita gente já sabe. A novidade é a escalação do elenco. Julianne Moore está praticamente confirmada para protagonista feminina. E o prota masculino é quase certo que será esse aí do lado, Daniel Craig. Sim, o James Bond!! Não vou criticar (ainda) porque os que fizeram isso antes de ver Cassino Royale morderam a língua...

quinta-feira, abril 12, 2007

[pala] Rave dus Nerds

Estavamos sem postar por aqui, pois estavamos de férias na semana passada e aproveitamos para curtir uma festinha bastante pitoresca.

Estamos nos recuperando para voltar a ativa aqui com gás total.

domingo, abril 08, 2007

Stencil em Granada:

U.S.A nos U.S.A y aBUSHa

terça-feira, abril 03, 2007

[arte, evento] Le monde secret des automates

Bienvenidos a este peculiar recorrido por el mundo de los famosos y terroríficos autómatas fabricados por el profesor Fahnenfluch (1827 – 1904) durante la última parte del siglo XIX.

La idea del profesor era devolver parte de existencia a los diversos personajes que se encontró a lo largo y ancho de Europa durante sus viajes.

Dichos viajes empezaron como aventuras sin importancia, y los encuentros con tipos raros, fantásticos, míticos, retorcidos o enfermos pura casualidad. Hasta el día en que decidió elaborar un completo catálogo de personalidades disfuncionales y curiosidades imposibles que, en ciertos casos, roza lo bizarro.

Cuando su salud mermó allá por 1898, decidió poner fin a los viajes y crear un lugar donde la gente realmente estuviera interesada en estos fenómenos pudiera contemplar lo oculto en Europa.

Esa idea se materializó en el norte de Francia. Y se llamó el ‘Premiere Musée Hermétique des Automates’.

Lo que verán a continuación es un muestrario de la obra del profesor Fahnenflucht adaptado por dkillerpanda.

Disfruten de lo oculto.

DKillerPanda.







Exposición del artista Dkillerpanda
en el espacio cultural n.i.u., C/almogàvers, 208 - Barcelona
del 22/03/07 al 09/04/07